Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Safra - Colheita de soja no Brasil começa bem e safra pode ter recorde, aponta Rally da Safra
Data: 23/1/2018

Os rendimentos e a produção de soja no Brasil neste ano podem se igualar ou mesmo superar os níveis do ano passado, apesar de uma seca que atrasou o plantio e de fortes chuvas que interrompem a colheita em algumas partes de Mato Grosso, principal produtor de grãos do país.
Com o desenvolvimento da soja precoce melhor do que alguns produtores previam para o médio-norte do Estado, os dados de campo coletados nesta semana indicam “um viés de alta” para os rendimentos e a produção, disse nesta sexta-feira o agrônomo Fabio Meneghin, sócio da consultoria Agroconsult, que organiza a expedição agrícola Rally da Safra.
O Mato Grosso é geralmente o primeiro Estado a iniciar a colheita de soja no Brasil e deve produzir mais de 30 milhões de toneladas da commodity nesta temporada, mais de um quarto da produção total prevista para o país.
As lavouras estão em condições semelhantes ou melhores do que as do ano passado, afirmou João Leite, que cultiva 13,4 mil hectares de soja em Nova Mutum. Embora uma estiagem tenha dificultado o plantio no início da temporada, os rendimentos médios deverão aumentar para 53 sacas por hectare, de 51,5 sacas no ciclo anterior, disse ele.
Ainda assim, outros produtores da região não devem obter resultados semelhantes, disse Leite, citando as condições climáticas extremamente secas durante a segunda metade de setembro, o período ideal para se iniciar a semeadura.
“Mesmo com as chuvas potencialmente criando dificuldades durante a colheita, não esperamos nenhuma perda de safra”, disse Evandro Lermen, diretor-presidente da Coacen, uma cooperativa agrícola que agrupa 43 famílias em Sorriso, maior município produtor de soja do Brasil.
Ainda no oeste de Mato Grosso, prolongados períodos de chuva - até 12 dias ininterruptos em janeiro - “avariaram” algumas plantações, afirmou o gerente agrícola Evandro Dal Bem aos analistas do Rally da Safra, sem elaborar.
A Agroconsult prevê que o Brasil colherá 114,1 milhões de toneladas de oleaginosa neste ano, em linha com o recorde histórico da última temporada, que foi beneficiada por um clima considerado “perfeito”.
Antes da expedição agrícola, a consultoria estimou que os rendimentos atingiriam média de 54 sacas por hectare no país, o segundo maior nível na história após as 56 sacas em 2017. Para Mato Grosso, os rendimentos médios são estimados em 54,5 sacas.
Alexsander Gheno, que cultiva 2.100 hectares de soja, antecipa uma “queda de braço” com as tradings em meio a outra safra volumosa. Ele disse que os rendimentos e a produção tendem a crescer nesta temporada, mas a rentabilidade dos agricultores não seguirá o mesmo caminho.
Com base nos dados da colheita recém iniciada, Gheno calcula que os rendimentos médios em sua propriedade aumentarão para 67 sacas por hectare, de 64 sacas na última temporada.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23