Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Veja como fica o tempo na quarta-feira
Data: 1/12/2021

Nesta quarta-feira (01/12) temos a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade orientado de noroeste/sudeste que atua por vários dias consecutivos sobre a faixa central do país, promovendo chuvas volumosas e bem distribuídas desde o sul da região norte, partes do nordeste e do centro-oeste até o sudeste. Por outro lado, uma massa de ar seco avança sobre o centro-sul do país, mantendo o tempo firme e quente em uma extensa área.
Para os próximos dias a tendência é de que a ZCAS continue atuando até pelo menos o sábado (04/12) avançando gradativamente para o norte, aumentando os volumes de chuva principalmente sobre o norte de MG e sul da BA. Ao mesmo tempo que as chuvas ficam bem distribuídas na metade norte do país, a perspectiva é de tempo seco desde o MS, SP até o RS. Algumas instabilidades poderão surgir, devido ao calor e umidade, mas de forma pontual e isolada, especialmente ao norte do MS, leste de SC e do PR. 
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
Com a configuração da ZCAS, as instabilidades ficam bem organizadas na metade sul da região norte. E essas instabilidade em conjunto com o fator termodinâmico (calor e umidade) dão condições para o registro de fortes temporais sobre o sul do AM e sul do PA, os volumes poderão superar a marca dos 70 mm pontualmente. Nas demais áreas o padrão segue com um comportamento semelhante ao que vem ocorrendo nos últimos dias, com a possibilidade de chuvas na forma de pancadas passageiras mas que podem ser localmente fortes. 
Região Nordeste.
Assim como na região norte, as instabilidades ficam mais organizadas sobre boa parte da região nordeste. As chuvas ficam bem distribuídas sobre a metade sul do MA, PI e em grande parte da BA. Os maiores volumes estão previstos para o oeste baiano, podendo se aproximar da marca dos 30 mm. O tempo segue firme desde o CE até o norte da BA e AL, apresentando também temperaturas elevadas que poderão se aproximar dos 40°C ao norte do PI. 
Região Centro-Oeste 
Com a presença da ZCAS, as instabilidades têm uma melhor distribuição sobre a metade norte da região, com potencial para o registro de chuvas fortes ao norte do MT e norte do GO. Os maiores volumes se concentram na grande região de Arinos e Aripuanã no norte Mato-Grossense, somando até 50 mm pontualmente. Sobre o GO, as chuvas ficam bem distribuídas e os volumes ficam entre 10 e 20 mm no decorrer do dia. Por outro lado, o avanço de uma massa de ar seco domina o tempo em grande parte do MS, diminuindo as condições de chuva até mesmo ao norte do estado. 
Região Sudeste
Assim como nas outras regiões do país, a maior influência sobre o tempo na região será da ZCAS, mantendo o potencial de chuvas intensas no leste de MG, RJ e ES. No entanto, o avanço de uma massa de ar seco diminui as condições de chuva sobre o estado paulista, mantendo apenas uma pequena chance para pancadas isoladas no leste do estado. As chuvas mais volumosas serão registradas nas áreas de divisa entre MG e ES, podendo superar a marca dos 60 mm pontualmente. 
Região Sul
O predom?inio de uma massa de ar seco, mantém o tempo firme e quente em praticamente todas as áreas dos estados do sul. Contudo, a influência dos ventos oceânicos poderá resultar em instabilidades fracas e passageiras desde o leste do RS até o leste do PR. Mas as condições indicam uma maior probabilidade da umidade resultar em uma maior variação de nebulosidade do que em chuvas. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23