Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Soja - Como vem a safra de soja?
Data: 2/12/2021

A safra brasileira de soja 2021/22, aponta levantamento da Consultoria DATAGRO, está confirmando o aumento da área e manutenção da produção conforme as intenções de plantio divulgadas em julho deste ano. Os trabalhos de semeadura estão próximos do encerramento, em meio “uma ‘gangorra climática’ que está causando preocupações”, segundo a AgResource Brasil.
Em relação à área plantada da oleaginosa, aponta a DATAGRO, o Brasil passou de 39,05 milhões de hectares em 2020/21 para 40,48 mi de ha nesta temporada, aumento de 3,7% – no levantamento de julho, a DATAGRO apontava para 40,57 mi de ha, redução de apenas 0,2%. “Dessa maneira, o produtor brasileiro está aumentando a área plantada com soja no País pelo 15º ano consecutivo, em linha com o observado em 2020”, destaca Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.
No que diz respeito à produção, afirmam os analistas da Consultoria, estima-se 142,63 milhões de toneladas, um pouco menos do que as 142,77 mi de t previstas em outubro e as 144,06 mi de t projetadas em julho. Em caso de confirmação, esse volume ainda seria 4,1% superior à safra recorde colhida em 2021 – 136,96 mi de t.
PLANTIO
Levantamento realizado pela DATAGRO até o dia 26 de novembro mostra que a semeadura de soja no Brasil alcançou 92,6% da área estimada, avanço de 4,9 pontos percentuais ante a semana anterior: “Esse ritmo semanal ficou abaixo dos 6,3 p.p. em igual momento de 2020 e dos 8,9 p.p. da média dos últimos 5 anos, no entanto, no acumulado, segue com recorde absoluto para o período: na mesma data do ano passado o plantio havia atingido 88,1%; na média plurianual, 85,1%”.
Enquanto o Norte, Centro-Oeste e Nordeste registram chuvas acima da média, o Sul e partes do Sudeste do Brasil apresentam chuvas abaixo do normal para o período, aponta a AgResource Brasil. 
“De acordo com o Centro de Previsão do Clima (CPC) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), de 31 de outubro a 29 de novembro, algumas áreas de Mato Grosso tiveram umidade de até 270 milímetros acima da média para o período. Já em algumas áreas centrais do Rio Grande do Sul e do oeste do Paraná, as precipitações ficaram até 90 milímetros abaixo do normal”, apontam os analistas.

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23