Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Veja a previsão do tempo para a quinta-feira
Data: 2/12/2021

Nesta quinta-feira (02/11) a atuação de alguns sistemas típicos de verão, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Alta da Bolívia e a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte do país, mantém as condições de chuvas sobre grande parte do país. Além disso, em algumas áreas do Matopiba o calor contribui para a intensificação das instabilidades. Já no centro-sul do Brasil, uma massa de ar seco mantém o tempo firme em grande parte da região, mas a umidade oceânica poderá ocasionar algumas chuvas na faixa leste.
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
As instabilidades serão registradas em todas as áreas da região norte, isso por conta da atuação da ZCAS, da Alta da Bolívia e também da aproximação da ZCIT ao norte da região. Além disso, a tendência indica que as chuvas ganham força sobre o estado do TO, onde as chuvas poderão ser localmente fortes e provocar acumulados superiores aos 50 mm no decorrer do dia. Alguns pontos do estado do PA, também poderão registrar chuvas volumosas, assim como ao norte do AP. Por outro lado, as chuvas ficam mais irregulares e esparsas sobre o AC, RO e sul do AM. 
Região Nordeste.
Ainda com a forte atuação da ZCAS sobre a região, as instabilidades ganham intensidade sobre as áreas produtoras do MA, PI e oeste da BA. Um dos fatores que ajuda no aumento dessas instabilidades é o forte calor na região. Ao sul do estado Baiano, as chuvas também poderão ser intensas, até mesmo com a presença de granizo isolado, devido à contribuição da umidade do mar. No entanto, desde o CE até o norte da BA e SE o tempo segue firme e com temperaturas elevadas.
Região Centro-Oeste 
O desenvolvimento de uma área de baixa pressão ao norte do MS em conjunto com o forte suporte de umidade dá as condições para o retorno das chuvas mais volumosas na grande região do Pantanal. Ademais, a atuação da ZCAS mantém as condições de chuvas sobre o todas as áreas do MT e grande parte do GO e DF. Contudo o avanço de uma massa de ar seco, diminui as condições para chuvas no extremo sul do GO, sul e leste do MS. Os volumes previstos ficam entre 5 e 25 mm, na média das projeções, mas existe a possibilidade de chuvas localmente fortes.  
Região Sudeste
Assim como nas demais áreas da metade norte do país, a ZCAS mantém as o padrão de chuvas fortes na metade norte da região sudeste. Deste modo, há condições para chuvas volumosas no norte de MG e ES, inclusive com uma pequena sinalização para queda de granizo na região. Os maiores volumes poderão ocorrer ao norte do ES, superando a marca dos 40 mm pontualmente. A massa de ar seco continua atuando na metade sul da região, sobretudo no estado de SP, porém há condições para a formação de nuvens carregadas no sul de MG e RJ. Ao mesmo tempo que os ventos oceânicos trazem umidade para a costa do estado de SP, podendo resultar em pancadas de chuvas de fraca intensidade. 
Região Sul
A massa de ar seco continua atuando em grande parte da região sul. Apesar disso, os ventos do quadrante leste que sopram do oceano para a costa, promovem o suporte de umidade necessário para a formação de algumas nuvens carregadas. Mas, a maior probabilidade é de que haja uma maior presença de nebulosidade e as chuvas ocorram de forma fraca e passageira no leste de SC e leste do PR. 

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23