Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Como fica o tempo na sexta-feira
Data: 3/12/2021

A sexta-feira (03/12) será mais um dia com o domínio dos sistemas de verão, como a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), provocando chuvas no sudeste e nordeste do país. Assim como a Alta da Bolívia, ajudando na formação das nuvens carregadas no centro-oeste e norte do território nacional. E a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no extremo norte do país. Todos estes sistemas auxiliam na manutenção das chuvas e nas condições para ocorrência de temporais. Apesar disso, no centro-sul do Brasil, o domínio é de uma massa de ar seco que diminui as condições para a formação de nuvens carregadas. 
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
Os sistemas típicos da época do ano, como a Alta da Bolívia, a ZCAS e a ZCIT, mantém as instabilidades em todas as áreas da região norte. Apesar das condições serem propícias para as chuvas, elas terão uma distribuição irregular e na forma de pancadas isoladas. Os maiores volumes estão previstos para a parcela central do AM e norte do AP, podendo superar a marca dos 50 mm pontualmente. 
Região Nordeste.
Ainda sob a atuação da ZCAS, as chuvas ficam bem distribuídas nas áreas produtoras do MA, PI e BA. Inclusive os registros poderão superar a marca dos 50 mm  no sul do MA e sul da BA, sendo que as instabilidades no sul baiano poderão resultar em queda de granizo. As instabilidades também poderão retornar para o CE, oeste de PE e norte do RN, contudo as chuvas serão na forma de pancadas irregulares.
Região Centro-Oeste 
A atuação da Alta da Bolívia e a ZCAS em conjunto com o calor e umidade na região, são os principais fatores para a formação de nuvens carregadas no MT e GO. Desta forma, é esperado que as chuvas ocorram em todas as áreas do MT, boa parte do GO, DF e norte do MS. Porém a massa de ar seco continua influenciando o tempo no sul do MS e extremo sul do GO, diminuindo as condições de chuvas nessas áreas.
Região Sudeste
Bem como em boa parte do centro-norte do país, a ZCAS continua atuando sobre a região sudeste promovendo as condições para chuvas em todo o estado de MG, RJ e ES. Os maiores volumes previstos poderão ocorrer no norte de MG e com potencial para queda de granizo. Em grande parte do interior de SP e no Triângulo Mineiro o predomínio será da massa de ar seco, impedindo a formação de nuvens carregadas.
Região Sul
A massa de ar seco continua dominando o tempo em grande parte da região sul, aliás as temperaturas seguem em elevação na metade oeste da região devido à maior presença do sol. Por outro lado, a umidade que vem do oceano mantém o tempo mais fechado e com condições para chuvas fracas e pontuais a qualquer momento do dia entre o leste de SC e o leste do PR.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23